doe
transparência

Notícia

Com solidariedade podemos transformar vidas e mudar o futuro

18.04.2023 às 09:59 / Por Bertrand Sousa

Com solidariedade podemos transformar vidas e mudar o futuro
A ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), uma das principais organizações da sociedade civil da Paraíba, é referência estadual e nacional no trabalho socioassistencial e de combate às vulnerabilidades, há mais de 13 anos. A instituição atende pessoas de todas as faixas etárias, buscando o fortalecimento da convivência familiar, intergeracional e comunitária. Contudo, o público maior e preferencial é formado por crianças e adolescentes, dos 04 aos 17 anos. 

Porém, a pandemia da Covid-19 trouxe muitos reflexos e desafios, tanto para as pessoas quanto para as instituições. Consequências que irão perdurar por anos, como, por exemplo, o déficit cognitivo de crianças pequenas. Logo, é preciso agir hoje para reverter esse quadro o quanto antes. Para isso, é preciso que os governos e a sociedade civil invistam mais no Terceiro Setor, pois com um pouco de solidariedade podemos transformar vidas e mudar o futuro de muita gente. O Cicovi vem provando que isso é possível!

Retratos da desigualdade – Estudos apontam que as crianças podem perder até 25% da renda que teriam na vida adulta, segundo relatório do Banco Mundial, o que afetaria não apenas a economia como a qualidade de vida dos futuros adultos. Enquanto isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que no Brasil existem 32 milhões de crianças e adolescentes na pobreza. E vale salientar que o Cicovi é uma das únicas ONGs na Paraíba que tem o reconhecimento da Unicef, devido ao nosso trabalho de excelência.

O que fazer a respeito? – Criar, promover e manter iniciativas que protejam a infância e possibilitem o crescimento do capital humano em comunidades mais fragilizadas. Daí a preocupação da ONG Cicovi em oportunizar uma infância saudável, fortalecendo os vínculos familiares de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para que seus direitos sejam garantidos. Nos projetos e atividades socioassistenciais da instituição, as crianças e adolescentes têm espaço para brincadeiras; desenvolvimento de suas habilidades em um ambiente seguro e acolhedor; prática esportiva, acesso à cultura e formação cidadã, tornando-se protagonistas de suas vidas.

Solidariedade para mudar o futuro – Toda criança e adolescente tem o direito de aprender, desfrutar dessa fase da vida de forma sadia e, principalmente, tem o direito de sonhar e ser feliz. Para que outras centenas de crianças e jovens possam escrever um futuro digno, a ONG Cicovi convida você para ajudar, participar e doar. Venha conhecer o nosso trabalho! A nossa sede fica na Rua Professora Luzia de Cristo, 201, Valentina de Figueiredo, próximo ao Hospital Municipal do Valentina. Se preferir, acesse nosso site e torne-se um voluntário: cicovi.org.br/voluntarie-se.html E se puder, faça uma doação de qualquer valor através do nosso PIX: ongcicovi@gmail.com. Você pode fazer a diferença!

mais notícias