doe
transparência

Notícia

Cicovi e Sucesu-PB promovem curso de programação para moradores da Zona Sul de João Pessoa

18.08.2022 às 09:20 / Por Positiva Comunicação

Cicovi e Sucesu-PB promovem curso de programação para moradores da Zona Sul de João Pessoa
A ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias Pela Vida (Cicovi), em parceria com a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), realizará um curso gratuito na modalidade EaD (remoto) de Iniciação a Programação, para moradores de bairros da Zona Sul de João Pessoa. O curso contará com o total de 20 vagas e terá uma carga horária de 40 horas técnicas e mais 5 horas de orientação para o mercado profissional, totalizando 45 horas de aprendizado, com início previsto para o dia 05/09.

Os requisitos para os participantes são: um notebook ou desktop com acesso à internet e muita vontade de aprender. Para os alunos que não tiverem acesso à internet e/ou computador em casa, poderão realizar a aula e tarefas do curso no laboratório de Informática na sede do Cicovi, localizada na Rua Professora Luzia de Cristo, 201, Valentina de Figueiredo - por trás da Paróquia de Aparecida.

O curso de programação será focado na linguagem Python, que é uma linguagem de programação bem requisitada no mercado de trabalho no ramo de Tecnologia da Informação, por ser uma linguagem prática e de fácil aprendizado, além de ser uma linguagem de propósito geral usada bastante em ciência de dados (data science), aprendizado de máquina (machine learning), desenvolvimento web, desenvolvimento de apps (iOS e Android) e automação de scripts, só para citar algumas áreas de utilização.

A matriz do curso contará com: Introdução à Computação e Seus Mercados, Conceitos Básicos de Lógica de Programação, Introdução à Linguagem Python, Conceitos Iniciais em Python (Estrutura Sequencial, Estrutura Condicional e Estrutura de Repetição), Coleções Python (Listas, Tuplas, Dicionário, Mapas e Conjuntos); Projeto Aplicado; Orientação profissional para o mercado de trabalho (LinkedIn, Currículo e Empregabilidade). As inscrições ocorrem na ONG Cicovi, de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h; das 14h às 16h; e das 18h30 às 20h. Os documentos (xerox) necessários para inscrição são os seguintes: RG, CPF e comprovante de residência. Caso seja menor de 18 anos, apresentar também os documentos pessoais do responsável (originais e xerox).

“Esta é uma das nossas ações parceiras para ampliar a oferta de profissionais na área de TI e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de jovens que desejam ingressar na área profissional que mais cresce no mundo, contando ainda com a oportunidade de encaminhamento dos alunos que se destacarem no curso de formação para empresas associadas à Sucesu”, disse Tarcísio Júnior, presidente da entidade. A Sucesu-PB é uma Associação sem fins lucrativos, de representação das empresas e usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sendo um elo multilateral de comunicação e fomento de negócios.

mais notícias