doe
transparência

Notícia

Cicovi abre inscrições para o Coletivo Jovem Valentina

04.01.2020 às 20:15 / Por Bertrand Sousa

Cicovi abre inscrições para o Coletivo Jovem Valentina
A partir desta segunda-feira (6) estão abertas as inscrições para novas turmas do Coletivo Jovem Valentina, através da parceria entre a ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi) e o Instituto Coca-Cola Brasil. Trata-se de uma ação sócio-educacional que tem como objetivo a capacitação de jovens entre 16 e 25 anos para o mercado de trabalho, além da valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. 

A duração de cada ciclo do Coletivo Jovem é de dois meses, totalizando 32 horas de aula. Durante o programa, os jovens são estimulados a realizar atividades práticas nas comunidades onde vivem, trabalhando temas como: Comunicação e Tecnologia; Marketing e Vendas; e Produção de Eventos. Ao final de cada ciclo de dois meses, os participantes são conectados a oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais e/ou acadêmicos, como empreender ou continuar os estudos, são direcionados para outros parceiros, que tenham expertise nessas áreas.

O foco principal é a empregabilidade, mas entende-se que o processo de desenvolvimento profissional da juventude vai além da vaga de emprego. Por isso, a metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado ao desenvolvimento sócio emocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de forma planejada, e estejam conectadas com um plano de vida maior. 

“Ao participar dos cursos, os jovens fortalecem sua autoestima e desenvolvem competências técnicas e comportamentais. Eles vivenciam uma intervenção pública na comunidade, exercitam a proatividade e a capacidade de resolver os desafios propostos. A empregabilidade dos participantes e o aumento da autoestima são os principais resultados alcançados”, afirma Deraldina Ramos, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar Coca-Cola.

Além de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos, o programa também possui uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do Coletivo. Por meio de todas essas ferramentas, além do aprendizado técnico, os jovens exercitam o protagonismo, a colaboração, as habilidades de comunicação e análise crítica. Ou seja, esta formação é uma ótima oportunidade para os jovens se capacitarem para o exercício profissional e construírem um futuro melhor.

Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: Xerox RG, Xerox CPF, Xerox Cartão do SUS, Xerox Título de Eleitor, Xerox Carteira de Trabalho, Xerox Comprovante de residência, Xerox Carteira de Reservista (se masculino), e comprovante de escolaridade. OBS: Menores de 18 anos devem comparecer o responsável (com xerox do seu RG e CPF). Para mais informações, ligue: (83) 98819-6378 / 3185-8801, ou compareça pessoalmente ao Cicovi, localizado na Rua Professora Luzia de Cristo, 201 – Valentina.

mais notícias