doe
transparência

Notícia

ONG Cicovi participa do lançamento do projeto “Mãos que Apoiam”

27.10.2022 às 13:14 / Por Bertrand Sousa

ONG Cicovi participa do lançamento do projeto “Mãos que Apoiam”
O projeto “Mãos que Apoiam” vai acompanhar a saúde de 15 mulheres com risco de câncer de mama nesta terceira edição. O lançamento da iniciativa, que faz parte das ações do Instituto Unimed JP, ocorreu nesta quarta-feira (26), à noite, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O evento contou com a participação dos diretores do Instituto e das instituições parceiras; das mulheres beneficiadas; e das médicas voluntárias.

“O câncer de mama é uma das doenças femininas mais prevalentes. Por isso, neste mês da Campanha Outubro Rosa, o Instituto Unimed JP assume a responsabilidade de cuidar dessas mulheres para que elas tenham oportunidade de se cuidar, prevenir ou tratar o câncer de mama”, declarou o presidente do Instituto Unimed JP, João Modesto Filho.

Acompanhamento - Dez das 15 mulheres beneficiadas fazem parte da Comunidade São Rafael. As outras cinco são do Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), organização não governamental parceira do Instituto. Elas serão acompanhadas pelas mastologistas Tarciane Ramalho, Lakymê Mangueira, Jeane Nogueira, e Débora Cavalcanti.

As 15 mulheres desta edição do projeto passarão por consultas e exames, durante um ano. Se necessário algum tipo de cirurgia, as pacientes realizarão o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuarão assistidas pela Unimed João Pessoa. Voluntária, a médica Tarciane Ramalho explicou que as mulheres do “Mãos que Apoiam” serão acolhidas nos consultórios das médicas cooperadas do projeto. “Elas farão todo o exame necessário para rastreio do câncer de mama, sem custos nenhum”, afirmou.

A partir da parceria entre o Cicovi e o Instituto Unimed JP, será possível oferecer também alguns serviços gratuitos ao público, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, durante as ações sociais que a ONG realiza periodicamente no bairro do Valentina e comunidades circunvizinhas. Para Josicleide da Silva, 53 anos, participar do projeto “Mãos que Apoiam” é uma oportunidade única. “Foi Deus que encaminhou essas pessoas para a comunidade. Estou muito feliz em poder estar aqui”, ressaltou.

mais notícias